Notícias

Notícias

Contrato de Gestão/ANA com Agedoce é avaliado como ótimo em 2021

A Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – Filial Governador Valadares/MG conquistou nota máxima no desempenho das suas atividades no ano de 2021 referente ao Contrato de Gestão Nº 034/2020/ANA, celebrado com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), para o exercício de funções de Agência de Água na Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

A nota, divulgada na ultima quarta-feira, dia 9/3, traz o conceito ótimo e contempla os seguintes indicadores de desempenho:

IndicadorPesoMetaResultadoNota do indicadorNota ponderada do indicador
Nível de organização do planejamento anual de atividades – PAA do CBH e de suas instâncias pela entidade delegatária1100%100%1010
Nível de atendimento pela entidade delegatária aos encaminhamentos solicitados pelo CBH180%104%1010
Índice de execução física de ação(es) priorizada(s) pelo cbh1100%100%1010
Índice de desembolso em ações finalísticas220%100%1020
Índice de desembolso total220%33,1%1020
Taxa de administração real da entidade delegatária220%13,4%1020
Índice de cumprimento de recomendações da auditoria interna da ANA – AUD1100%100%10,010,0
Nota geral10,0
Grau de desempenho (conceito)Ótimo

Para o diretor-presidente da AGEVAP, André Marques, o resultado da avaliação é reflexo, antes de tudo, de muita parceria com os comitês da bacia hidrográfica do Rio Doce, “neste primeiro ano de estruturação da Agedoce, foi fundamental entender as demandas dos CBHs. Tivemos como grande desafio estabelecer uma relação de confiança com cada conselheiro. Iniciamos o trabalho no momento em que o CBH-Doce saía de um cenário de substituição de agência – situação extraordinária em todo cenário nacional de gerenciamento de recursos hídricos. Foi preciso muito diálogo para superar as incertezas e criar um ambiente de parceria mútua.”

O diretor-presidente ainda completa que o conceito ótimo é um marco, e demonstra que o CBH-Doce está cumprindo com excelência a sua função, “A Agedoce é o braço executivo dos comitês de bacia, se cumprimos as metas de implementação dos programas, desembolso é porque o comitê deliberou e atuou.”

Flamínio Guerra, presidente do CBH-Doce, destaca, “recebemos esse resultado como uma comprovação de avanço do nosso trabalho. A pontuação conquistada mostra que agência conseguiu cumprir o seu papel, que é a implementação e efetividade dos instrumentos de gestão, a partir de deliberações do nosso CBH”.