Notícias

Notícias

Agedoce conscientiza colaboradores sobre o Setembro Amarelo

O mês de setembro é marcado por ações de prevenção ao suicídio em todo o país, através da campanha Setembro Amarelo. Nesta segunda-feira (25), colaboradores da Agedoce assistiram à uma palestra importante de conscientização sobre o Setembro Amarelo. A palestra foi ministrada pela Assistente Social, Amanda Arcanjo. 

Durante a palestra, Amanda apresentou importantes dados sobre o índice de suicídios no mundo, comunicação não violenta, formas de prevenção e trouxe orientações sobre assistência às pessoas que precisam de ajuda. Amanda também ressaltou a importância da empatia pelo próximo.  

Importância da Campanha  

A campanha foi criada no Brasil em 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente no mundo, sendo a quarta maior causa de óbitos entre jovens de 15 a 29 anos de idade. No Brasil são, em média, 14 mil suicídios por ano, cerca de 38 pessoas tiram a própria vida, por dia, no país.