Notícias

Notícias

Técnico da Escola de Projetos tem artigo científico publicado na Abrhidro

O artigo científico intitulado “Enquadramento de corpos hídricos – desafios e avanços de implementação”, de autoria do técnico da Escola de Projetos da Agência de Água da Bacia do Rio Doce (AGEDOCE), Adriano Ferreira Batista foi publicado no XXV Simpósio Nacional de Recursos Hídricos, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (Abrhidro).

O artigo aborda os inúmeros desafios para a efetivação do enquadramento de corpos d´água na bacia hidrográfica do Rio Doce. No que tange à situação do esgotamento sanitário na bacia, a pesquisa aponta que, para que os números relativos à coleta e ao tratamento sejam melhorados, é necessário investir em saneamento básico, por meio da ampliação dos atuais sistemas, além de otimizar, ampliar e implantar novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Isso porque as médias de coleta e tratamento ainda se encontram muito auém do desejado.

“O enquadramento da Bacia Do Rio Doce é um fato histórico no contexto nacional, em função da bacia ter sido a primeira ter o enquadramento aprovado pelos respectivos conselhos estadual e federal de recursos hídricos. A inspiração para desenvolver o artigo veio, justamente, em função dos desafios que serão enfrentados pelos municípios para atingir a meta. Embora seja algo positivo possuir o instrumento, muito há de ser feito para que sua efetivação seja concluída. Foi justamente o que procuramos retratar nesse artigo, não como limitação, mas como direcionador para tomadas de decisões”, ressaltou Adriano.  

Os alunos Nelson Bolotari, Geane Cristina Fayer  Leal colaboraram com o artigo, que contou a orientação da Professora e Karinne Deusdará. A pesquisa contou com o apoio do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – ProfÁgua, da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI, Campus Itabira, Minas Gerais.  

O artigo “Enquadramento de corpos hídricos – desafios e avanços de implementação” está disponível para download neste link.