Notícias

Notícias

Agedoce conquista conceito “ótimo” em Relatório Anual de Avaliação da ANA 

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) divulgou no dia 30 de abril o Relatório Anual de Avaliação Final dos Resultados das agências de bacia (exercício 2023). A Entidade Delegatária e Equiparada às funções de Agência de Água da Bacia do Rio Doce (Agedoce) alcançou a nota 9,67 na avaliação, recebendo o conceito ótimo pela ANA. A conquista veio para coroar os esforços realizados pela agência ao longo de 2023. 

O Relatório Anual de Avaliação da ANA é feito por especialistas da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente e de outros órgãos e entidades do Governo Federal.O objetivo é analisar, de forma periódica e anual, os resultados alcançados com a execução dos contratos de gestão celebrados entre a ANA e as entidades delegatárias no Brasil. 

A Agedoce alcançou a meta máxima em seis dos sete indicadores, que compõem a avaliação, alcançando a nota 9,67, superando a nota conquistada em 2022. 

No indicador Índice de desembolso em ações finalísticas,” por exemplo, o relatório aponta que a Agedoce desembolsou em ações finalísticas, em 2023, o valor de R$ 43.402.208,62 do total disponível de R$ 100.198.415,45, o que representa uma execução de 43,32%, superando a meta estabelecida, que é de 35%. 

Já no indicador “Nível de atendimento aos encaminhamentos solicitados pelos Comitês de Bacia Hidrográficas (CBHs),” o relatório apontou que 100% das solicitações feitas pelos CBHs foram atendidas, configurando, assim, a superação da meta pactuada. 

Para o assessor da Diretoria Executiva da Agedoce, Alex Cardoso Pereira, o resultado é fruto do esforço de todos da agência. “Mesmo sendo um ano bastante desafiador, conseguimos bater as metas com sucesso. Gostaria de parabenizar à toda a equipe da Agedoce, como a escola de projetos, secretaria executiva, setor de compras, financeiro, jurídico, comunicação, RH e estagiários. O trabalho de uma agência eficiente gera resultados satisfatórios no planejamento e gestão dos recursos hídricos”, afirmou Alex. 

Clique aqui e confira o relatório completo na integra.