Notícias

Notícias

2° Encontro da Sociedade Civil da Bacia do Rio Doce explora diversidade e estratégias de atuação do segmento nos comitês 

Evento realizado em Governador Valadares possibilitou avanços na gestão dos recursos hídricos. 

Foi realizado em Governador Valadares, de 20 a 22 de agosto, o 2º Encontro da Sociedade Civil da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Com o tema “Somando forças em defesa das águas”, o evento reuniu representantes de toda a bacia com o objetivo de fortalecer a atuação da sociedade civil organizada na gestão de recursos hídricos.    

Realizado no Pico do Ibituruna, em uma área de preservação ambiental, o encontro contou com mais de 40 participantes em 3 dias de programação diversa, possibilitando uma conexão mais próxima entre os membros, em meio à natureza. Logo de início, para maior imersão, foi realizada uma trilha ecológica pelo vale, o que encantou a todos pela possibilidade de observação de espécies da fauna e flora da bacia e contato com a rica biodiversidade do ambiente. 

Durante todos os dias de encontro, os membros da Sociedade Civil organizada realizaram debates, participaram de palestras, painéis de demonstração de resultados e tomaram decisões importantes pensadas para a necessidade de fortalecimento de vínculos e melhor organização do segmento, no sentido de atuar de maneira unificada para solução dos problemas comuns à rotina dos Comitês de Bacias Hidrográficas. 

Foram diversos os encaminhamentos discutidos e aprovados ao final do encontro, dentre os quais se destacam a necessidade de definir estratégias para o engajamento efetivo dos membros da Sociedade Civil no CBH, aproximando o segmento dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos. Além disso, houve uma importante decisão de aproximação dos Comitês de Bacias Hidrográficas ao SEBRAE, para a criação de um Modelo de Gestão voltado para a governança. 

A diversidade de ações, pensamentos e participantes também marcou o 2°Encontro da Sociedade Civil da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, com especial atenção para a presença das mulheres, que demonstraram resultados efetivos e importantes histórias na luta por uma gestão das águas mais inclusiva e diversa. O evento, que acontece anualmente, tem nova edição programada para setembro de 2025.