Notícias

Notícias

Tecnologia e Conformidade: Inovação e Sustentabilidade na Gestão Hídrica para o Vale do Aço 

O Diretor Executivo da AGEDOCE, Alex Cardoso Pereira, palestrou na 8ª edição do Conecta, realizado no dia 8 de outubro no auditório da FIEMG, em Ipatinga. O encontro reuniu representantes do setor produtivo da Bacia Hidrográfica do Rio Doce para discutir inovação, sustentabilidade e o papel das parcerias no desenvolvimento regional. 

Durante o evento, a AGEDOCE apresentou a palestra “Programa de Efetivação do Enquadramento dos Corpos d’Água da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (PEE-Doce)”, destacando as ações integradas que visam assegurar a qualidade da água compatível com os usos mais exigentes e reduzir os custos de combate à poluição, em conformidade com a Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433/1997). 

“A apresentação abordou as etapas técnicas e político-institucionais do Enquadramento, que compreendem o diagnóstico e prognóstico das condições da bacia, a proposição de metas de qualidade e o plano de ações para efetivação das metas nos diferentes trechos dos corpos hídricos. Também foram apresentados os resultados já alcançados, com destaque para o avanço do enquadramento em mais de 130 mil quilômetros de cursos d’água, distribuídos em quatro procedimentos distintos, e a articulação com programas estruturantes, como o Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce (PIRH-Doce)”, explicou Alex. 

Segundo Alex, o programa representa um marco na gestão da qualidade das águas e um passo essencial para a consolidação dos instrumentos de gestão previstos na legislação brasileira. 

A Analista Ambiental da FIEMG Regional Vale do Aço e conselheira do CBH Piracicaba, Jamile Araújo também participou do encontro. Na avaliação da conselheira, a combinação entre normativa e tecnologia é o que permitirá que o Vale do Aço avance de forma consistente na governança sustentável de seus recursos hídricos, reforçando tanto a atuação das indústrias quanto dos Comitês de Bacia e demais instituições gestoras da região. “Este evento me confirmou que a inovação tecnológica e a inteligência ambiental não são apenas ferramentas complementares, mas sim aliadas estratégicas imprescindíveis para atingir uma gestão hídrica moderna, segura e em total conformidade com a legislação ambiental vigente e acredito que iniciativas como essa, promovidas pela FIEMG Regional Vale do Aço, em parceria com a AGEDOCE, o GTGH e a Endress+Hauser, são essenciais para fortalecer o diálogo técnico e estratégico entre setor produtivo e Comitês de Bacia, consolidando práticas sustentáveis, integradas e inteligentes, e assegurando que o Vale do Aço se mantenha na vanguarda da inovação ambiental”, ressaltou. 

Criado em 2018, o Conecta é um Seminário que contribui para o desenvolvimento regional, fortalecimento da cadeia produtiva, troca de conhecimento e aperfeiçoamento profissional. Trazendo sempre temas atuais, para conectar as empresas das novas tendências que impactam em diferencial competitivo, inovação e transformação organizacional.